7 de julho de 2018

Kefir de leite: o que é ? E como cuidar?


Já tinha um tempinho que eu procurava pelo kefir de leite e uma amiga me doou, então hoje eu vou mostrar para vocês como cuidar do kefir.

Primeiramente vou explicar o que é o kefir.

Kefir é uma colônia de lactobacilos vivos, com eles podemos consumir uma alimentação saudável. Ele age na saúde principalmente no intestino. O gosto do kefir geralmente é azedo.

O kefir tem efeito comprovado no auxilio do tratamento de distúrbios nervosos, problemas de vesícula, alergias, problemas intestinais, problemas de pele, entre outros, eu notei que ele me ajudou muito na época da TPM, praticamente não tive sintomas.

Você pode usar leite de vaca, cabra, ovelha, búfala, égua e até de camelo. Eu utilizo o leite de caixinha por ser mais fácil de encontrar, mas pode ser utilizado leite fresco, você terá que ter apenas a precaução de que se ferver o leite terá que esperar esfriar, pois se colocar quente pode matar o kefir. Não pode usar leite sem lactose já que o kefir se alimenta da lactose do leite.

Não pode usar utensílios de metal, se eu for explicar o porque o vídeo vai ficar muito longo, mas sugiro que use uma peneira de plastico e se quiser pode fazer igual a mim...eu tirei alguns fios da peneira para ficar mais fácil de coar o iogurte e ajudo ele a passar dando algumas batidinhas com a peneira, se usar alguma colher, use de plastico e jamais esprema o kefir, mexa com delicadeza com a colher para ajudar a passar o iogurte, particularmente eu acho mais fácil dando batidinhas com a peneira.

Não tem necessidade de lavar os grãos do kefir a cada mudança de leite, desde que os utensílios sejam mantidos limpos, todos os ingredientes sejam frescos e da melhor qualidade, não é mesmo necessário lavar os grãos.

Para uma colher de sopa de grãos de kefir de leite, pode colocar 500 ml de leite, eu deixo fermentar por 24h, se achar que esta muito azedo você pode diminuir a quantidade de grãos de kefir ou aumentar a quantidade de leite, como aqui em casa é só eu que faço o uso do kefir eu utilizo apenas 500ml de leite e quando começa a ficar ácido eu diminuo os grãos, fiz ate uma marquinha no vidro pra saber o tanto exato de leite sem ter que medir toda vez.

Depois de coar e trocar o leite do kefir tampe o vidro com papel toalha e prenda com uma borrachinha. O tempo de fermentação é de 12 a 24h, no verão a fermentação é mais rápida e no inverno pode ficar até 36h.

O kefir ele vai se multiplicando, crescendo, então eu sugiro que congele uma muda de kefir pra você, se possível logo a primeira, enfim, pode acontecer uma infinidade de coisas e você pode perder o seu kefir. Eu congelo em saquinhos de laranjinha, já doei pra algumas pessoas.

Se receber ele congelado coloque leite apenas para cobrir o kefir, aguarde 24h, coe e descarte o iogurte, repita o processo por três dias, apos esse período você já pode seguir normalmente os passos anteriores.

Nos vamos ter algumas receitinhas com kefir no canal e no blog em breve.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vinda(o) ao blog Miriã Sant'anna!

ATENÇÃO:
♥ Vou excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, etc...
♥ Comentários automáticos, comentários contendo SPAM, somente divulgação de sorteios, do tipo: Seguindo, me segue de volta, serão excluídos e não retribuirei a visita.
♥ Comente alguma coisa sobre o post e depois peça a retribuição.
♥ Comentários serão respondidos no blog e retribuirei todas as visitas.
♥ Dúvidas, sugestões, críticas, parcerias use o campo contato.

Curta nossa fanpage no facebook e fique por dentro das novidades!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Miriã Sant'anna - 2011 - 2018. Todos os direitos reservados.
Criado por: Beauty Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo